COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Comunicação Alternativa
                 A comunicação alternativa foi difundida no Brasil na década de 70 na Escola Quero - Quero em SÃO PAULO com o uso do método Bliss ( método trazido do Canadá, no final da década de 70 e utilizado pela primeira vez  em São Paulo, nesta escola, com alunos com deficiências motoras mas sem prejuízo cognitivo).
            No início da década de 80 , foi difundido este sistema de comunicação com fotos e figuras em escolas especiais com crianças que possuiam deficiências motoras  e ampliando este atendimento a autistas também.
            Porém, foi na década de 90 que a Comunicação Alternativa  começa a se difundir, repensada  e implementada no campo científico, sendo alvo de pesquisas e incorporada para compensar a ausência da fala por sujeitos com diferentes patologias. 
Atualmente existem até softwares para computador que são mais dinâmicos que a PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, porém seu custo ainda é muito caro. 

Seguem alguns exemplos de prancha de Comunicação Alternativa:

Boordmaker: Muito utilizado na rede oficial de ensino do município do Rio de Janeiro.  Mais acessível e mais barato, pois você pode fazer artesanalmente  o que a criança precisa. Com este programa, o terapeuta faz os cartões e eles são utilizados na escola, casa e fisioterapia.
http://www.mayer-johnson.com/boardmaker-software
                                                    


Portal Arasac:Site espanhol que oferecem os pictogramas gratuitamente para a elaboração de pranchas.  
Neste site, você encontrará também softwares para baixar.  Muito bom, vale a pena conferir!
http://arasaac.org/


Outro tipo de comunicador é o Dobii Dynavox, prático, leve.  Neste site, há outros modelos, como por exemplo o Tobbi Dynavox Eye Mobilie, que permite o paciente se comunicar através do olhar. 
Para mais informação, visite o site:

http://www.tobiidynavox.com/devices/http:

Livox;  Programa desenvolvido pelo Senhor Carlos Pereira, o Livox, é um programa para tablet, que o terapeuta, ou mesmo os pais podem adaptar a realidade da criança. È preciso um bom tablet, de boa marca para colocar o programa.   Muito bom e prático.   
Mais informações, visite o site: http://www.livox.com.br














Nenhum comentário:

Postar um comentário